top of page

O que é manutenção preditiva?

Atualizado: 5 de mar. de 2023

A manutenção preditiva é uma técnica utilizada em diversos setores industriais para prever e evitar falhas em equipamentos e maquinários. Essa abordagem permite que empresas identifiquem possíveis problemas em seus equipamentos antes que eles ocorram, evitando paradas não programadas e reduzindo custos de manutenção e reparo.


Tradicionalmente, as empresas utilizam a manutenção corretiva ou preventiva para manter seus equipamentos em bom funcionamento. Na manutenção corretiva, os equipamentos são reparados apenas quando apresentam falhas. Já na manutenção preventiva, a manutenção é realizada em intervalos regulares, independentemente do estado do equipamento.


Ambas as abordagens apresentam desvantagens significativas. Na manutenção corretiva, as falhas são imprevisíveis e podem causar interrupções graves nas operações da empresa. Já na manutenção preventiva, a manutenção é realizada mesmo que os equipamentos ainda estejam em boas condições, o que pode ser desperdício de recursos, tempo e dinheiro.


A manutenção preditiva, por sua vez, permite que as empresas monitorem continuamente seus equipamentos e identifiquem possíveis falhas antes que elas ocorram. Isso é feito por meio da coleta e análise de dados, que permitem detectar anomalias e tendências de falhas e assim prever o momento de falha de uma determinada peça.


Com base nesses dados, as empresas podem planejar a manutenção dos equipamentos apenas quando for necessário, o que reduz o tempo de inatividade não programada, evita a realização de manutenção desnecessária e também prolonga a vida útil das peças o que consequentemente pode gerar uma significativa redução nos custos.

modelos de planilhas prontas em excel

A manutenção preditiva é especialmente importante em quando se trata de máquinas ou equipamentos de alta criticidade e que não possuem outra reserva no caso de paradas inesperadas, ou seja, se houver paradas não planejadas, podem trazer consequências graves ou catastróficas na produtividade, custos e até mesmo colocar vidas em risco por questões de segurança.


Para implementar a manutenção preditiva, recomenda-se realizar um planejamento sitemático, realizando o levantamento de todos os equipamentos, definir o nnível de criticidade dos equipamantos, e, com base no nível de criticidade, defiinir os tipos de manutenção aplicáveis para cada um dos equipamentos identificados, definir os métodos e freqquências de coleta e análise de dados, e por fim, coletar os dados em conformidade com o planejamento realizado para posterior análise.


Em conclusão, pode-se dizer que a manutenção preditiva é uma técnica avançada de manutenção que pode ajudar empresas de todos os portees e segmentos a prever e evitar falhas em seus equipamentos, principalmente aqueles com maior criticidade, reduzindo o tempo de inatividade e os custos de manutenção.



Obrigado pela leitura!

Nós esperamos que este artigo seja tão útil quanto possível para você!

______________________________

modelos de planilhas prontas em excel

______________________________


Você precisa fazer um controle de Manutenção mais eficaz?


Então conheça a ferramenta ideal para realizar o Controle de Ordens de Manutenção.


Programe e controle a manutenção corretiva, preditiva e preventiva de seus equipamentos e máquinas de forma simples, prática e eficiente.


Com nossa Planilha de Gestão de Manutenção em Excel você conseguirá controlar as ordens de manutenção de sua empresa de uma forma simples e prática, sem complicação. A planilha ideal para todos os tipos de empresas.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page