top of page

O que é Manutenção Preventiva?

Atualizado: 5 de mar. de 2023

A manutenção preventiva é um conjunto de práticas que visam evitar problemas em equipamentos, máquinas e sistemas, antes mesmo que as falhas ocorram. Ela é realizada periodicamente e tem como objetivo principal aumentar a vida útil dos equipamentos, reduzir custos com reparos e evitar paradas não programadas que podem afetar a produtividade e os custos de uma empresa.


Existem diferentes tipos de manutenção preventiva, mas todas elas têm em comum o fato de que são realizadas com base em um plano pré-definido. Esse plano inclui informações sobre as atividades que serão realizadas, a vida útil das peças, a periodicidade das manutenções e as peças de reposição e materiais necessários para realizar cada tarefa.


Uma das vantagens da manutenção preventiva é que ela permite que as empresas possam identificar problemas em seus equipamentos antes que eles causem grandes prejuízos. Por exemplo, ao realizar a troca de um rolamento perto do fim de sua vida útil, é possível atuar de forma preventiva e planejada, e com isso, evitando problemas inesperados que poderiam causar sérios prejuízos para a empresa devido a paradas não planejadas.


Outra vantagem é que a manutenção preventiva pode ajudar a reduzir os custos com reparos. Ao realizar manutenções regulares, é possível substituir peças antes que elas se desgastem completamente, o que pode levar a reparos mais caros e demorados. Além disso, a manutenção preventiva pode ajudar a evitar a necessidade de substituir equipamentos inteiros, o que pode representar um grande investimento para uma empresa.

modelos de planilhas prontas em excel

A manutenção preventiva também pode ajudar a aumentar a vida útil dos equipamentos. Ao manter as máquinas e equipamentos em boas condições, é possível evitar desgastes prematuros e garantir que eles funcionem corretamente por mais tempo. Isso pode ser especialmente importante em indústrias que trabalham com equipamentos caros e complexos, que podem levar muito tempo para serem substituídos, tais como caldeiras, turbo geradores, máquinas pesadas, etc.


Neste mesmo contexto, a manutenção preventiva pode ajudar a evitar paradas não programadas. Quando uma máquina ou equipamento falha, é necessário interromper a produção para realizar reparos, o que pode afetar a produtividade e eficiência operacional de uma empresa. Assim desse modo, ao realizar manutenções preventivas regulares, é possível reduzir o risco de falhas inesperadas e garantir que a produção continue sem interrupções.


Em resumo, a manutenção preventiva é uma prática importante para empresas de todos os tipos, tamanhos e segmentos, pois ela pode ajudar a melhorar a previsibilidade de possíveis falhas em peças que já passaram de sua vida útil, reduzir custos, aumentar a vida útil dos equipamentos e evitar paradas não programadas que podem afetar negativamente a produtividade, a eficiência dos processos produtivos e os custos operacionais.



Obrigado pela leitura!

Nós esperamos que este artigo seja tão útil quanto possível para você!

______________________________

Obrigado pela leitura!   Nós esperamos que este artigo seja tão útil quanto possível para você! ______________________________

______________________________


Você precisa fazer um controle de Manutenção mais eficaz?

Então conheça a ferramenta ideal para realizar o Controle de Ordens de Manutenção.


Programe e controle a manutenção corretiva, preditiva e preventiva de seus equipamentos e máquinas de forma simples, prática e eficiente.


Com nossa Planilha de Gestão de Manutenção em Excel você conseguirá controlar as ordens de manutenção de sua empresa de uma forma simples e prática, sem complicação. A planilha ideal para todos os tipos de empresas.





19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page