top of page

Planejamento de Auditoria Interna

Atualizado: 6 de mar. de 2023

A gestão de auditorias internas pode se tornar um martírio caso não seja planejada de maneira adequada. Por isso, neste artigo traremos para você algumas dicas preciosas para garantir um planejamento e controle adequados para que você possa gerenciar efetivamente as auditorias na sua empresa e garantir ótimos resultados todas as vezes - sem surpresas.

Durante a fase de planejamento, é importante considerar as datas, o tempo de auditoria em cada processo, os horários e gestores responsáveis de cada processo. Além disso, é essencial levar em consideração possíveis restrições ou riscos que possam atrapalhar o bom andamento da auditoria e trazer atrasos na realização do cronograma.


Planejando a Auditoria Interna


Nunca divulgue um cronograma de auditoria sem antes realizar um alinhamento e validação das datas junto a equipe de liderança (Alta Direção e Gestores). Pode ser que algum outro evento já esteja planejado na mesma data proposta e isso poderia ser uma catástrofe no cumprimento do cronograma.


Agende um momento específico com a equipe de liderança para alinhar e validar as datas da auditoria e não esqueça de avaliar o calendário e ter ao menos duas ou três propostas de datas, assim, se a primeira proposta for não for possível, você terá outras opções a apresentar e evitará retrabalhos.


Elabore um Cronograma de Auditoria de fácil e rápido entendimento para todos na sua empresa.


Elabore um plano de comunicação para garantir que todos estejam cientes das datas e horários e assim garantir o bom andamento do seu cronograma de auditoria.


Utilize todos os meios de comunicação disponíveis para divulgar o cronograma de auditoria interna, podendo ser: comunicados internos semanais via e-mail, reuniões de equipe, editais, quadros de gestão a vista, folders no refeitório, banners (se houver a opção).

Planejamento de Auditoria Interna

Para cada item do seu cronograma de auditoria, agende uma reunião, isso ajudará a congelar a agenda dos responsáveis evitando a sobreposição de outros compromissos.


Ao planejar o tempo de auditoria em cada processo, não esqueça de levar em consideração a situação atual dos processos, restrições de acesso, tempo de deslocamento de um local para outro, não conformidades registradas em auditorias anteriores, entre outros elementos também importantes.


Pense fora da caixa: Elabore uma carta convite para cada um dos responsáveis e entregue pessoalmente. Junto com a carta coloque o cronograma de auditoria.


Implemente um Dashboard de Controle de Auditoria Interna, isso te ajudará a organizar, padronizar e descomplicar o gerenciamento de auditorias internas. Dessa maneira você poderá controlar os processos mais problemáticos e com maior quantidade de não conformidades de maneira automática.


Você tem alguma dificuldade para gerenciar as auditorias em sua empresa?


💎 Então você precisa conhecer essa Planilha de Controle de Auditorias

🚀 Indicadores automáticos. 🌟 Simples, prática e sem complicação.



Por fim, esperamos que estas dicas sejam muito úteis no seu dia a dia.


Muito obrigado pela leitura, é uma grande honra ter você aqui.





Planejamento de Auditoria Interna

1.024 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page