Quer dominar o Método de Mapeamento de Processos e impulsionar sua carreira? Então leia este guia completo sobre a melhor ferramenta de mapeamento, planejamento e gestão de processos.
O Diagrama da Tartaruga é o método de análise, mapeamento e planejamento de processos mais utilizado do mundo e possui uma estrutura organizada de forma CLARA, RÁPIDA e VISUAL para suportar a tomada de decisão rápida e segura!
Confira as etapas para criar um diagrama de tartaruga:
Qual o processo que será mapeado?
Determine o nome do processo que deseja mapear usando o Diagrama da Tartaruga.
Quem é o Dono do processo que será mapeado?
Determine quem é o responsável pelo processo.
Qual é o Tipo de processo?
Determine o tipo de processo, podendo ser: Processo Orientado à Gestão, Processo Orientado ao Cliente ou Processo Orientado ao Suporte.
Confira abaixo os três principais tipos de processo:
Processo Orientado à Gestão (POG): Consiste nos processos utilizados para planejar, implementar, manter, monitorar e melhorar o Sistema de Gestão da Qualidade. Os Processos de Gestão têm como propósito: coordenar, gerenciar, definir metas, medir, monitorar, controlar e aprimorar os Processos Orientados ao Cliente e Processos Orientados ao Suporte.
Processo Orientado ao Cliente (POC): Engloba todos os processos utilizados para conceber, comercializar, realizar e entregar produtos e serviços para os nossos clientes e oferecer suporte após a entrega. Estes processos estão diretamente envolvidos no atendimento aos principais requisitos dos clientes externos, portanto estão focados no cliente e na execução do produto ou serviço. Os Processos Orientados ao Cliente encontram seu propósito na geração de valor incremental para proporcionar satisfação aos clientes que adquirem produtos e serviços.
Processo Orientado ao Suporte (POS): É constituído por aqueles processos que fornecem infraestrutura, recursos humanos, materiais, conformidade e suporte para os Processos Orientados à Gestão e ao Cliente, de modo que eles operem de forma eficaz e eficiente. Os processos de suporte estão diretamente envolvidos no atendimento aos principais requisitos dos clientes internos, dando o suporte necessário para que os Processos Principais aconteçam. Os Processos de Suporte encontram seu propósito na assistência aos Processos Orientados ao Cliente para exceder as expectativas dos clientes externos. Os clientes reais dos processos de suporte sempre são proprietários de processos internos.
Quem são os Fornecedores do processo?
Identifique quem são os fornecedores internos e externos e liste-os na seção "Fornecedores" do diagrama.
Quais são as Entradas do processo?
Identifique as entradas necessárias para o processo e liste-as na seção "Entradas" do diagrama.
Quais são as Atividades que o processo realiza:
Identifique as atividades realizadas pelo processo e liste-as na seção "Principais Atividades do Processo" do diagrama.
Quais são as Saídas que o processo entrega?
Identifique as saídas geradas pelo processo e liste-as na seção "Saídas" do diagrama.
Quem são os Clientes do processo?
Identifique quem são os clientes internos e externos e liste-os na seção "Clientes" do diagrama.
Qual é a Missão do processo?
Defina uma missão clara e objetiva para o processo (razão de existir do processo) e descreva na seção "Missão do Processo" do diagrama. Definir uma missão é essencial para determinar uma direção estratégica e assim garantir que todos os colaboradores estejam na mesma página e atuando sobre o mesmo propósito e objetivos.
Qual a Infraestrutura necessária:
Identifique os recursos necessários para que o processo consiga transformar as entradas em saídas com segurança, qualidade e eficiência e liste-os na seção " Infraestrutura" do diagrama.
Qual o Conhecimento necessário?
Identifique os conhecimentos necessários para que o processo consiga transformar as entradas em saídas com segurança, qualidade e eficiência e liste-os na seção " Habilidades, Competência, Treinamento" do diagrama.
Quais os métodos e procedimentos necessários?
Identifique os procedimentos ou métodos específicos que devem ser seguidos para realização do processo com segurança, qualidade e eficiência e liste-os na seção "Métodos" do diagrama.
Quais os Registros gerados pelo processo?
Identifique os principais registros gerados no processo e liste-os na seção "Métodos" do diagrama.
Quais os indicadores de desempenho?
Identifique os indicadores de desempenho que serão usados para medir o sucesso do processo e liste-os na seção " Medição / Avaliação" do diagrama.
Seguindo essas etapas, você irá criar um Diagrama de Tartaruga de Alta Qualidade que fornecerá uma visão geral detalhada do processo e seus diversos componentes.
Dica valiosa: Para melhorar ainda mais o mapeamento dos processos da sua empresa, você poderá adicionar uma Tabela de Riscos e Oportunidades, dessa forma você terá todas as informações que precisa para realizar o planejamento estratégico de cada processo com excelência.
Por fim, esperamos que estas dicas sejam muito úteis no seu dia a dia.
Muito obrigado pela leitura, é uma grande honra ter você aqui.
______________________________
Dica: Aproveite e confira algumas das melhores planilhas prontas em excel para você ganhar tempo e impulsionar sua carreira:
Planilha de Diálogo de Segurança do Trabalho (DDS/DSS) em Excel
Planilha para Programa de Ideias e Sugestões de Melhoria Contínua em Excel
Planilha de Avaliação de Desempenho de Colaboradores em Excel
Planilha de Controle de Calibração de Instrumentos de Medição em Excel
Planilha de Controle de Calibração de Instrumentos de Medição
Precisando de planilhas e dashboards prontos em excel?
Apaixonados por melhoria contínua! Soft Excel planilhas profissionais desenvolve e fornece planilhas prontas em excel e dashboards em excel, que ajudam nossos clientes a melhorarem significativamente seus processos e consequentemente alcançarem melhores resultados.
Comments